Como a Cartografia pode me ajudar?

O que é Cartografia?

É a disciplina que lida com conceitos, produção, disseminação e estudo de mapas; é responsável pela representação de dados de maneira organizada e legível, o mais próximo possível da verdade dos objetos representados.

Como disciplina acadêmica, possui associações profissionais, jornais, conferências, programas educacionais, tecnologias específicas (software, hardware, técnicas), etc.

Significa dizer que não é só fazer mapas: engloba todo o processo desde colher, avaliar e processar dados de fontes diretas e indiretas até o design gráfico e intelectual; das informações e ideias até a confecção, validação e reprodução do documento final.

Em seus milhares de anos, humanos buscam documentar a realidade ao seu redor (e também imaginária) para tentar controlar, prever, defender e otimizar recursos. Cartografia lida com PODER, e sim, há registro em rocha de mapas antigos. Porreta, né?

Há diversos tipos de mapas, o que nos leva aos diferentes campos de atuação: político (territórios e fronteiras), topográfico (relevo e drenagens), rodoviário (vias de acesso, como Google Maps), temático (qualquer dado espacializado, por exemplo: mapa da Covid-19, mapa eleitoral) dentre outros. Aqui focaremos mais em Geologia e construção de mundo, ok?

O que é importante saber: você pode representar praticamente qualquer coisa desde que tenha um bom embasamento. Então, focaremos em como fazer essa base.

Quer um exemplo? Você pode marcar o avanço de um grupo religioso extremista em seu universo se tiver um mapa base representando a superfície do seu mundo. Fez sentido?

No caso de mapas fictícios, não precisamos de tantos detalhes e técnicas para assegurar a veracidade dos nossos dados. Podemos pular vários problemas e protocolos como projeções, coordenadas, datum, declinação magnética…

O que sobra, e é aí que vejo várias inconsistências, são elementos críticos para a compreensão do mapa: escala, orientação (norte), legenda e inúmeras convenções cartográficas; paralelos (trópicos) e meridianos também são interessantes, ainda que incomuns.

Vale um artigo para cada elemento, principalmente escala e convenções cartográficas!

Então, meus queridos, Cartografia é Ciência bruta, raiz, tão ancestral quanto o próprio ser humanoide. Da pedra lascada e desenho rupestre até radares e satélites, VANTs (Veículo Aéreo Não Tripulado, como drones) e toda parafernália tecnológica digna de Sci-Fi.

O conhecimento básico já é mais que suficiente para a Cartografia fictícia, complementando com Geologia então… só alegria!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco

contato@agenciapolarys.com.br

Acompanhe nossas redes sociais